Rede Social Facebook

SISMO FENÔMENO NATURAL

Na superfície da Terra, sismos manifestam-se através de tremores e, por vezes, pelo deslocamento do solo. Quando o epicentro de um grande terramoto está localizado no fundo do oceano, ele pode deslocar água o suficiente para causar um tsunami. Os terremotos também podem desencadear deslizamentos de terra e, ocasionalmente, atividade vulcânica. Um sismo de alta intensidade também pode diminuir a rotação do planeta, como, por exemplo, o que ocorreu no Chile em 27 de fevereiro de 2010, que provocou movimento de oito centímetros no eixo de rotação terrestre. O tempo de rotação do planeta pode ter diminuído em cerca de um microssegundo.
Em seu sentido mais geral, a palavra "terremoto" é usada para descrever qualquer evento sísmico - natural ou causado pelo ser humano - que gere ondas sísmicas. Os terremotos são causados ​​principalmente por ruptura de falhas geológicas, mas também por outros eventos, como atividade vulcânica, deslizamentos de terra, explosões de minas e testes nucleares. O ponto de ruptura inicial de um terremoto é chamado seu foco ou hipocentro. O epicentro é o ponto ao nível do solo diretamente acima do hipocentro.
Ondas Sísmicas, as ondas sísmicas são movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia no foco sísmico. São ondas que se propagam através da Terra, geralmente como consequência de um sismo, ou devido a uma explosão. Estas ondas são estudadas pelos sismólogos, e medidas por sismógrafos, sismômetros ou geofones. Nos estudos sísmicos de jazidas de petróleo também podem ser utilizados hidrofones.
Falhas Geológicas, é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes. O acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas geológicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos. Esse fenômeno geológico surge em função da pressão aplicada por uma força, geralmente as placas tectônicas, em que a pressão exercida excede a capacidade de resistência e plasticidade das camadas rochosas, provocando a sua cisão ou ruptura, podendo gerar também algumas pequenas fraturas em seu entorno.
Hipocentro ou foco sísmico, é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo. Os hipocentros mais profundos foram registados a cerca de 700 km de profundidade, associados à zona de subducção do oeste da América do Sul. Uma vez que a energia que causa um terramoto resulta da ruptura frágil ou semi-frágil da crosta terrestre, a profundidade do hipocentro está limitada à zona mais superficial, onde a crosta é frágil (por oposição ao manto que tem características.

Fonte de pesquisa:





Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber