Rede Social Facebook

DESLUMBRANTES E RAROS FENÔMENOS DA NATUREZA


Nuvem de Cirrus


No planeta Terra, cirros geralmente aparece branco ou cinza claro em cores. Ele se forma quando o vapor de água passa por deposição em altitudes acima de 5.500 m (18.000 pés) em regiões temperadas e acima de 6.400 m (21.000 pés) em regiões tropicais. Também forma a partir da saída de ciclones tropicais ou as bigornas de nuvem cumulonimbus . Desde nuvens cirros chegar antes do sistema frontal ou ciclone tropical , indica que as condições meteorológicas podem em breve se deteriorar. Enquanto isso indica a chegada de precipitação (chuva), cirros só produzem faixas queda (queda cristais de gelo que se evaporam antes de pousar no chão).Corrente de jato -Alimentado cirros podem crescer o suficiente para esticar em todos os continentes, permanecendo apenas alguns quilômetros de profundidade. Quando a luz visível interage com os cristais de gelo em nuvens cirros, produz fenômenos ópticos como cães do sol e halos . Cirros é conhecido por elevar a temperatura do ar sob a camada de nuvem principal em uma média de 10 ° C (18 ° F). Quando os filamentos individuais tornar-se tão grande que eles são praticamente indistinguíveis uns dos outros, formam uma folha de alta nuvem chamada cirros tratus . Convecção em altitudes elevadas pode produzir outro gênero high-base chamado cirro cumulus , um padrão de pequenos tufos de nuvem que contêm gotículas de super-resfriado a água.

Nuvem_Cirrus_Kelvin
Nuvem Cirrus Kelvin

Nuvens Lenticulares



Quando ar estável e úmido flui sobre uma montanha ou cadeia de montanhas, uma série de ondas estacionárias podem se formar à sotavento da mesma. Se a temperatura na crista da onda descer abaixo do ponto de orvalho, o vapor de água em suspensão se condensará formando a nuvem lenticular. Na continuação do fluxo de ar, ao descer em direção a depressão da onda, a nuvem pode evaporar-se, razão para suas bordas características.Sob certas condições, longas cadeias de nuvens lenticulares podem se formar próximo da crista de cada onda subsequente em um padrão repetitivo de nuvens que pode se estender por centenas ou até milhares de quilômetros. Visível em imagens de satélites como "costelas" de nuvens paralelas a uma cadeia inicial de montanhas, essa formação revela a presença do sistema de ondas.Os sistemas de onda causam grandes movimentações verticais de ar, então se quantidade suficiente de vapor d'água se condensar, pode ocorrer precipitação.As nuvens lenticulares já foram confundidas com OVNIs (ou como "esconderijo" de OVNIs) devido à sua aparência discóide. Cores fortes (chamada irização) são às vezes vistas nas beiradas dessas nuvens.

Nuvem_Lenticular
Nuvem Lenticular

Tempestades Elétricas



As trovoadas podem-se formar no interior das massas de ar (a partir da elevação do ar por convecção - comum em terra nas tardes de Verão - quando o aquecimento da superfície atinge o seu pico - e sobre o mar nas madrugadas de inverno, quando as águas estão relativamente quentes); por efeito orográfico - (a barlavento das grandes montanhas) ou estar associadas a frentes - sendo mais intensas no caso das frentes frias.As trovoadas mais fortes são geradas quando ar quente e húmido sobe rapidamente, com velocidades que podem chegar aos 160 km por hora, até altitudes mais elevadas e mais frias. Em cada momento há na ordem de 2000 trovoadas em progresso sobre a superfície da Terra. Os relâmpagos surgem quando as partículas de gelo ou neve de uma nuvem começam a cair de grande altitude em direção à superfície e correspondem à libertação de energia devida à diferença de carga entre as partículas.

California_Tempestade_Eletrica
Califórnia, Tempestade Elétrica


Nuvem perfurada


Nuvem perfurada é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a temperatura da água nas nuvens é menor que zero, durante a formação de gelo, quando as gotas ao redor evaporam e deixam um grande buraco na nuvem.

Nuvem_Perfurada_Reino_Unido
Nuvem Perfurada, Reino Unido


O Relâmpago


O relâmpago é geralmente percebido pelo observador como um intenso pulso de luz branca ou azulada, com uma duração de algumas dezenas de milissegundos, por vezes com um marcado tremeluzir, que nalguns casos pode deixar perceber uma rápida sequência de dois ou mais clarões de diferente intensidade.A cor do relâmpago, resulta de dois efeitos distintos: (1) a emissão térmica do plasma e do ar sobreaquecido circundante do canal de descarga, cujo comprimento de onda, nos termos da Lei de Planck é ditada pela respectiva temperatura; e (2) as emissões espectrais resultantes da ionização dos gases componentes do ar nas transições quânticas entre os diferentes níveis de energia durante a formação do plasma e subsequente retorno à neutralidade.A emissão térmica, em consequência das elevadas temperaturas do plasma gerado (mais de 20 100 °C), produz uma radiação luminosa com uma forte componente na parte mais energética do espectro visível, tendendo para o azulado e o violáceo (de acordo com a lei de Planck, esta coloração correspondente aos menores comprimento de onda da região visível). Contudo, o canal de plasma e o ar sobreaquecido circundante apresentam uma vasta gama de temperaturas, correspondentes a diferentes picos de emissão, o que promove a emissão em banda alargada, resultando no branqueamento do relâmpago por combinação das diversas cores geradas.As emissões espectrais, num processo de geração de luz semelhante às lâmpadas de descarga (como as vulgares lâmpadas fluorescentes), são o resultado da ionização dos gases componentes do ar, emitindo em diversas frequências características, num processo que também contribuiu para fazer tender a luz do relâmpago para o branco. Contudo, nas descargas precursoras a partir de objetos no solo e nos halos que se formam em torno de estruturas durante a fase inicial da descarga, em que este tipo de emissão predomina, as cores correspondentes À excitação do azoto atmosférico predominam, resultando em cores purpurescentes.Como a luz de menor comprimento de onda (os tons azulados) sofrem maior atenuação no ar, os relâmpagos próximos tendem a ser percebidos como azuis, ou pelo menos fortemente azulados, enquanto os mais distantes são percebidos como brancos ou mesmo alaranjados quando muito distantes e abaixo do horizonte.O aspecto cintilante do relâmpago resulta das múltiplas descargas produzidas em cada evento, resultado da formação de múltiplos canais ou de descargas sucessivas ao longo de mesmo canal ionizado, fenômeno particularmente frequente nas descargas nuvem-solo. Os pulsos de maior luminosidade, em geral separados por microssegundos, correspondem a pulsos de intensificação da descarga resultante das correntes de retorno.

Relampago_Parafuso
Relâmpago parafuso


Relampago_Flashes
Relâmpago Flashes


Vídeo Tempestade



Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber