Rede Social Facebook

INCRÍVEIS ESPETÁCULOS DA NATUREZA NO MUNDO

Vulcão de Lama


O termo vulcão de lama é usado para se referir às estruturas vulcânicas criadas pela ejeção de gases, líquidos e lama, geralmente em áreas mais frias; portanto, não são magmáticos. Os vulcões de lama possuem tamanhos que vão de alguns centímetros de altura até 700 metros e diâmetros de até 10 km. O maior vulcão de lama do mundo é o Lusi, localizado na Indonésia.Cerca de 86% dos gases emitidos é metano, e em menor quantidade o gás carbônico, nitrogênio e hélio. Outros fluidos são água salgada, por vezes bromo-iódica, lama e hidrocarbonetos (petróleo).Os vulcões de lama podem estar ligados, em grandes profundidades, com sistemas hidrotermais nos quais a água ocorre em estado supercrítico. Nessa condição as moléculas de água perdem o caráter polar e podem carrear sais. Hidrocarbonetos gasosos como metano, hélio e também hidrocarbonetos líquidos como petróleo podem migrar para as regiões com vulcões de lama.

Buzau_Vulcao_Lama
Buzau Vulcão de Lama




Fenômeno Halo Solar

Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.
É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-lo ao redor da Lua às vezes.
Halo de 22 Graus é um halo, um tipo de fenômeno ótico, que forma um círculo com um raio de aproximadamente 22° em volta do Sol e ocasionalmente em volta da Lua (também chamado de anel lunar ou halo de inverno). É formado conforme a luz solar é refratada em milhões de cristais de gelo hexagonais aleatoriamente orientados e suspensos na atmosfera.
No folclore, é dito que um anel lunar é um aviso de uma tempestade se aproximando. Assim como outros halos de gelo, o halo aparece quando o céu está coberto por nuvens cirrus ou nuvens cirrostratus que às vezes precedem em alguns dias uma grande frente de tempestade.
Halo de 46 Graus: Os halos de 46° são similares a, porém maiores e mais fracos que, os halos de 22° que são comuns. Ambos são formados quando a luz do sol entra em cristais de gelos hexagonais randomicamente orientados através de uma face prismática e saem em uma base hexagonal. A inclinação de 90° entre as duas faces dos cristais faz as cores do halo de 46° serem mais dispersas que o de 22°. Além disso, como muito mais raios são defletidos em ângulos maiores que o ângulo de desvio mínimo, as bordas exteriores do halo são mais difusas.


Halo_Solar_Reino_Unido
Halo Solar, Reino Unido

Horseshoe Bend Arizona



Horseshoe Bend é o nome de uma imensa curva em forma de ferradura executada pelo curso do rio Colorado a poucos quilômetros da cidade de Page no Arizona e relativamente próxima ao Grand Canyon. Pode ser acessada por meio de uma trilha, envolvendo caminhada de cerca de um quilômetro pelo deserto, partindo da rodovia U.S.89. Tal trilha finaliza sobre o íngreme canyon que se formou às margens do rio, cujas paredes apresentam desnivel de cerca de 400 metros em relação ao nível por onde passa o rio Colorado.

Horseshoe_Bend_Arizona
Horseshoe Bend Arizona



Duplo Arco Iris



Algumas vezes, um segundo arco-íris mais fraco é visto fora do arco-íris principal, ele é devido a uma dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva, e aparece em um ângulo de 50°–53°. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal, com o azul no lado externo e o vermelho no interno. A região entre o arco-íris primário e secundário é denominada banda de Alexandre. Observa-se que essa faixa é mais escura que o resto do céu, por não ter qualquer reflexão de luz. Existem também os arco-íris geminados ou gêmeos e os supranumerários, que são fenômenos muito raros. O arco-íris geminado aparece como dois arco-íris que se separaram de uma única base. As cores no segundo arco, ao invés de reverterem como em um arco-íris duplo, aparecem na mesma ordem do arco-íris primário. Às vezes é mesmo observado em combinação com um duplo arco-íris. Isso ocorre devido á combinação de diferentes tamanhos de gotas de água que caem do céu. As gotas de chuva achatam com a resistência do ar à medida que caem , o que é mais proeminente nas grandes gotas de água. Quando duas pancadas de chuva com pingos de diferentes tamanhos combinam-se, cada uma delas produzem arco-íris ligeiramente diferentes, que podem combinar-se e formar um arco-íris geminado. Pode ser vista também, uma série alternada de bandas fracas, róseas e verdes localizados logo abaixo do arco-íris primário, como se fossem vários outros arco-íris muito finos e apagados no interior do arco primário.

Duplo_Arco_Iris_Alemanha
Duplo Arco Iris, Alemanha

Pedras Moeraki


Moeraki é uma pequena vila de pescadores na costa leste da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Essas pedras estão na Vila de Moeraki,  são pedras em formato arredondado, que parecem mais feitas para gigantes, o nome destas pedras é o mesmo nome desta vila de pescadores.
O aspecto mais marcante dos seixos é seu tamanho extraordinariamente grande e formato esférico, com uma distribuição de tamanho bimodal distinta. Aproximadamente um terço dos seixos variam em tamanho de cerca de 0,5 a 1 m de diâmetro, os outros dois terços de 1,5 a 2 m. A maioria é esférica ou quase esférica, mas uma pequena proporção é levemente alongada e paralela ao plano de estratificação do lamito que antes os envolvia.

Pedras_Moeraki_Nova_Zelandia
Pedras de Moeraki, Nova Zelândia 

Calçada dos Gigantes


Fica numa área de basalto compacto na Irlanda do Norte. A atividade vulcânica nessa área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C. Quando entrou em contato com o ar,ela se resfriou e se solidificou. A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma se encolhia à medida que se resfriava lentamente e, por causa de sua composição química, fendas hexagonais regulares se formaram na superfície. Enquanto o magma continuava a se resfriar por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.
Milhares de colunas verticais de pedras de até 6 metros de altura, cada uma de 38 cm a 51 cm de largura, com topos planos e seis lados. Por serem tão uniformes, seus topos parecem se encaixar como favos. Cerca de um quarto das colunas tem cinco lados e também há algumas com quatro, sete, oito e até nove lados.


Calcada_Gigantes_Irlanda_Norte
Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte





Calçada dos Gigantes Irlanda do Norte


















Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber