Rede Social Facebook

FENÔMENOS NATURAIS - MARÉ

Fenômenos Naturais na Terra são  desatres naturais, fenômenos lindos e as vezes provocados pelo homem.

Marés são a ascensão e queda do nível do mar causada pelos efeitos combinados das forças gravitacionais exercidas pela Lua e o Sol e a rotação da Terra.
Os tempos e amplitude de marés em uma localidade são influenciados pelo alinhamento do Sol e da Lua, pelo padrão de marés no oceano profundo , pelas amphidromic sistemas dos oceanos, e a forma da costa e perto da costa batimetria. Algumas linhas costeiras experimentar uma semi-diurnas maré - dois quase iguais altas e baixas marés por dia. Outros locais experimentar uma diurna maré - apenas uma alta e maré baixa a cada dia. A "maré mista"; duas mares irregulares por dia, ou um alto e um baixo, também é possível. 
Marés variar em escalas de tempo variando de horas a anos, devido a um certo número de factores. Para fazer registros precisos, medidores de maré em estações fixas medir o nível de água ao longo do tempo Gauges ignorar as variações causadas por ondas com períodos inferiores minutos. Estes dados são comparados com a referência (ou referência) Nível normalmente chamado nível médio do mar . 
Enquanto as marés são geralmente a maior fonte de flutuações do nível do mar de curto prazo, os níveis do mar também estão sujeitos a forças como vento e mudanças de pressão barométrica, resultando em tempestades , especialmente em mares rasos e perto das costas.
Fenômenos corrente não estão limitados aos oceanos, mas pode ocorrer em outros sistemas, sempre que um campo gravitacional que varia no tempo e no espaço está presente. Por exemplo, a parte sólida da Terra é afectada pelas marés , embora isso não seja tão facilmente visto como dos movimentos das marés de água.

Características

Mudanças das marés prosseguir através das seguintes fases:
  • Nível do mar sobe ao longo de várias horas, cobrindo o zona intertidal ; maré enchente .
  • A água sobe para seu nível mais alto, chegando a maré alta .
  • O nível do mar cai ao longo de várias horas, revelando a zona intertidal; maré vazante .
  • A água deixa cair, chegando a maré baixa .
Marés produzir correntes oscilantes conhecidas como correntes de maré. No momento em que a corrente de maré deixa é chamado de água parada ou maré folga. A maré, em seguida, inverte a direção e diz-se estar virando. Água Slack geralmente ocorre perto de água de alta e baixa água. Mas há locais onde os momentos de maré folga diferem significativamente das de água de alta e baixa. 
As marés são comumente semi-diurnas (duas águas altas e duas águas baixas por dia), ou diurna (um ciclo de maré por dia). As duas águas no alto de um determinado dia geralmente não são a mesma altura (a desigualdade diária); estes são a água de alta superior e a inferior de água de alta em tabelas de marés . Da mesma forma, as duas águas baixas a cada dia são o maior de água de baixa eomenor de água baixo . A desigualdade diária não é consistente e geralmente é pequena quando a Lua está sobre o equador.

Constituintes de Maré



Constituintes de maré são o resultado líquido de múltiplas influências que impactam as mudanças de maré mais de determinados períodos de tempo. Constituintes primários incluem a rotação da Terra, a posição da Lua e do Sol em relação à Terra, altitude da Lua (elevação) acima do equador da Terra, e batimetria . Variações com períodos de menos de metade de um dia são chamados de componentes harmônicas . Por outro lado, os ciclos de dias, meses, ou anos são referidos como de longo período constituintes.
As forças de maré afetar toda a terra , mas o movimento da Terra sólida é apenas centímetros. A atmosfera é muito mais fluida e compressível de modo a sua superfície se move km, no sentido de o nível do contorno de uma determinada baixa pressão na atmosfera exterior.


Principais lunar constituinte semi-diurna



Na maioria dos locais, o maior componente é a "principal semi-diurnas lunar", também conhecido como o M2 (ou H 2 ) constituinte das marés. Seu período é de cerca de 12 horas e 25,2 minutos, exatamente a metade de um dia lunar das marés , que é o tempo médio que separa um lunar zénite do outro, e assim é o tempo necessário para a Terra para girar uma vez em relação à Lua. Simples relógios de maré acompanhar esse constituinte. O dia lunar é mais longo do que o Dia da Terra, porque as órbitas da Lua na mesma direção que a Terra gira. Isso é análogo ao ponteiro dos minutos em um relógio cruzando o ponteiro das horas às 12:00 e depois novamente em cerca de 1: 05½ (não at 1:00).
A Lua orbita a Terra na mesma direção que a Terra gira sobre seu eixo, por isso leva um pouco mais de um dia-cerca de 24 horas e 50 minutos-para a Lua para voltar para o mesmo local no céu. Durante este tempo, ele passou a sobrecarga ( ponto culminante ) uma vez e sob os pés uma vez (em um ângulo horário de 00:00 e 00:00, respectivamente), por isso em muitos lugares o período de forte forçando das marés é o acima mencionado, cerca de 12 horas e 25 minutos. O momento da maré mais alta não é necessariamente quando a Lua está mais próxima de zénite ou nadir , mas o período da forçando ainda determina o tempo entre marés altas.
Porque o campo gravitacional criado pela Lua enfraquece com a distância a partir da Lua, ele exerce uma força média de ligeiramente mais forte no lado da terra de frente para a lua, e uma força ligeiramente mais fraco no lado oposto. A Lua, portanto, tende a "esticar" a Terra ligeiramente ao longo da linha que liga os dois corpos. O sólido Terra deforma um pouco, mas a água do oceano, sendo fluido, é livre para se mover muito mais em resposta à força das marés, particularmente na horizontal. Como a Terra gira, a magnitude e direcção da força das marés em qualquer ponto específico sobre a mudança da superfície da Terra constantemente; embora o oceano nunca atinge o equilíbrio, nunca há tempo para o fluido de "catch up" para o estado em que acabaria por chegar se a força das marés eram constantes-a força das marés em mudança, no entanto, provoca alterações rítmicas de altura da superfície do mar.

Diferenças gama semi-diurnas


Quando há duas marés altas de cada dia, com alturas diferentes (e duas marés baixas também de diferentes alturas), o padrão é chamado de maré semi-diurna mista.


Variação Gama: molas e Neaps


O intervalo semi-diurnas (a diferença de altura entre as águas de alto e baixo ao longo de cerca de metade de um dia) varia de um ciclo de duas semanas. Aproximadamente duas vezes por mês, em torno de lua nova e lua cheia , quando o Sol, a Lua ea Terra formam uma linha (uma condição conhecida como sizígia), a força de maré devido ao sol reforça que, devido à Lua. O alcance da maré é, então, no seu máximo; isso é chamado de sizígia . Não é nomeado após a temporada , mas, como essa palavra, deriva o significado de "salto, irrompeu, subir", como em um naturais primavera .Quando a Lua está no primeiro trimestre ou no terceiro trimestre, o sol ea lua estão separados por 90 ° quando visto da Terra, e a força das marés solares parcialmente cancela a lua de.Nesses pontos no ciclo lunar, o alcance da maré está em seu mínimo; isso é chamado de neapmaré , ou Neaps . Neap é uma palavra anglo-saxónica que significa "sem o poder", como emforđganges nip (diante curso sem-the-power). Marés vivas resultar em águas altas que são superiores à média águas, baixas que são mais baixos do que a média, " água parada tempo" que é menor do que a média, e as correntes de maré mais fortes do que a média. Neaps resultar em condições de maré menos extremas. Há cerca de um intervalo de sete dias entre as molas e Neaps.

Os-tipos-de-Marés
Os tipos de Marés



Animação-das-Marés-como-a-lua-gira-em-torno-da-Terra
Animação das marés como a Lua gira em torno da Terra com o Sol à direita

Altitude lunar

A distância que separa a mudança da Lua e da Terra também afeta alturas de maré. Quando a Lua está mais próximo, no perigeu , o alcance aumenta, e quando ele está no apogeu , a gama encolhe. A cada 7 1 / 2 lunações (os ciclos completos de lua cheia para nova para cheia), perigeu coincide com qualquer uma lua nova ou cheia causando marés vivas perigean com a maior amplitude das marés .Mesmo em sua forma mais poderosa essa força ainda é fraca, causando diferenças de maré de polegadas, no máximo.


Batimetria

A forma da costa e do fundo do oceano muda a maneira que as marés se propagar, por isso, não existe uma regra simples, geral que prevê o momento da alta da água a partir da posição da Lua no céu. Características costeiras, como subaquática batimetria e forma costa significa que as características de localização individuais afetam previsão maré; O tempo real de alta água e altura podem diferir das previsões do modelo, devido aos efeitos da morfologia costeira sobre o fluxo das marés. No entanto, para um determinado local a relação entre lunar altitude e o tempo de alta ou maré baixa (o intervalo lunitidal ) é relativamente constante e previsível, como é o tempo de alta ou maré baixa em relação a outros pontos na mesma costa. Por exemplo, a maré alta em Norfolk, Virginia , EUA, previsivelmente ocorre horas aproximadamente dois anos e meio antes de a Lua passa diretamente acima.

Outros constituintes

Estes incluem efeitos gravitacionais solares, a obliquidade (inclinação) do equador da Terra e eixo de rotação, a inclinação do plano da órbita lunar e a forma elíptica da órbita do Sol da Terra.
Um composto da maré (ou overtide) resulta da interacção de águas rasas das suas duas ondas mãe.

Fase e amplitude

Porque o M 2 constituinte maré domina na maioria dos locais, a fase ou fase de uma onda, denotada pelo tempo em horas após a alta água, é um conceito útil. Fase de maré também é medido em graus, com 360 ° por ciclo das marés. Linhas de fase corrente constante são chamadas linhas cotidal , que são análogas às linhas de contorno de altitude constante sobre mapas topográficos . Alta água é alcançada simultaneamente ao longo das linhas cotidal que se estende desde a costa para o oceano, e linhas cotidal (e fases, portanto, das marés) antecedência ao longo da costa. Constituintes semi-diurnas e longa fase são medidos a partir do ponto alto, diurna da preia-mar máxima de inundação. Isto e a discussão que se segue é precisamente verdadeira somente para um único componente de corrente.


Foto_de_uma_Praia_Mare
Foto de uma Praia Mare

Foto_de_uma_grande_onda
Foto de uma grande onda

Foto_de_uma_costa_a_beira_do_mar
Foto de uma costa à beira do mar

Vídeo agitação nas ondas do mar

Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber