Rede Social Facebook

AVALANCHES E DESLIZAMENTOS DE TERRA

Fenômenos Naturais são acontecimentos não provocados pelo ser humano e que esses fenomenos as vezes são destruidores e as vezes deslumbrantes.

Uma avalanche (também chamado de snowslide ou avalanche de neve ) é um fluxo rápido de neve abaixo de uma superfície inclinada. Avalanches são tipicamente desencadeada em uma zona de partida de uma falha mecânica snowpack (avalanche da laje) quando as forças na neve exceder a sua força, mas, por vezes, apenas com alargando-se gradualmente (loose snow avalanche). Após a iniciação, avalanches normalmente acelerar rapidamente e crescer em massa e volume à medida que arrastar mais neve. Se a avalanche se move rápido o suficiente algumas das neve pode misturar com o ar formando uma avalanche de neve em pó, que é um tipo de corrente gravidade .
Slides de pedras ou detritos, se comportando de uma maneira semelhante à neve, também são referidos como avalanches.

Formação e Tipo


A maioria das avalanches ocorrem espontaneamente durante tempestades menores de aumento da carga devido à queda de neve. A segunda maior causa de avalanches naturais é alterações metamórficas no snowpack tais como fusão, devido à radiação solar. Outras causas naturais incluem chuva, terremotos, quedas de rochas e icefall. gatilhos artificiais de avalanches incluem esquiadores, snowmobiles e trabalho explosivo controlado.

iniciação Avalanche pode começar em um ponto com apenas uma pequena quantidade de neve em movimento inicialmente;isso é típico de avalanches de neve molhados ou avalanches de neve consolidada seco. No entanto, se a neve já sinterizado numa laje rígida que recobre uma camada fraca então fracturas pode propagar-se muito rapidamente, de modo que um grande volume de neve, que podem estar a milhares de metros cúbicos, pode começar a mover quase simultaneamente.

A camada de neve irá falhar quando a carga excede a força. A carga é simples; é o peso da neve. No entanto, a resistência da camada de neve é muito mais difícil de determinar e é extremamente heterogénea. Ela varia em detalhe com as propriedades dos grãos de neve, tamanho, densidade, morfologia, temperatura, conteúdo de água; e as propriedades das ligações entre os grãos. tais propriedades podem todos metamorfose do tempo de acordo com o fluxo de humidade local, o fluxo de vapor de água, a temperatura e calor. A parte superior da camada de neve também é amplamente influenciada pela radiação de entrada e o fluxo de ar local. Um dos objectivos da investigação avalanche é desenvolver e validar modelos de computador que podem descrever a evolução da camada de neve sazonal ao longo do tempo. Um fator complicador é a interação complexa de terreno e condições meteorológicas, o que faz com que a variabilidade espacial e temporal significativa do profundidades, formas cristalinas e sobreposição de camada de neve sazonal.


Avalanche de lages


avalanches de placas formam freqüentemente na neve que tenha sido depositado, ou depositada pelo vento. Eles têm a aparência característica de um bloco (laje) de neve cortados a partir de seus arredores por fraturas. Elementos de avalanches laje incluem o seguinte: uma fractura coroa no topo da zona de início, fracturas flanco sobre os lados das zonas de início, e uma fractura na parte inferior do chamado staunchwall. As fraturas coronárias e de flanco são paredes verticais na neve que delineiam a neve que foi arrastado na avalanche de neve que permaneceu na encosta. Lajes de espessura pode variar de poucos centímetros a três metros. avalanches laje representam cerca de 90% das mortes relacionadas com a avalanche de usuários sertão.


Avalanches_de_lages
Avalanche de Lages

Avalanches de neve em pó

Os maiores avalanches formar correntes de suspensão turbulentos conhecidos como avalanches de neve em pó ou avalanches mistos. Estes consistem de uma nuvem de pó, a qual se sobrepõe uma avalanche densa. Eles podem formar a partir de qualquer tipo de neve ou mecanismo de iniciação, mas geralmente ocorrem com pó seco fresco. Eles podem exceder uma velocidade de 300 quilômetros por hora (190 mph), e massas de 10.000.000 toneladas (9,800,000 toneladas longas; 11.000.000 toneladas curtas); os seus fluxos podem viajar longas distâncias ao longo fundos de vale planas e até mesmo a subir para curtas distâncias.



Avalanches_de_neve_em_po
Avalanches de neve em pó


Avalanches de neve molhados


Em contraste com avalanches de neve em pó, avalanches de neve molhados são uma suspensão baixa velocidade de neve e água, com o fluxo confinado à superfície da pista (McClung, primeira edição de 1999, página 108). A baixa velocidade de deslocamento é devido o atrito entre a superfície de deslizamento da pista e o fluxo de água saturado.Apesar da baixa velocidade de deslocamento (~ 10-40 km / h), avalanches de neve molhados são capazes de gerar forças destrutivas poderosos, devido à grande massa e densidade. O corpo do fluxo de uma avalanche de neve molhada pode arar através da neve macia, e pode vasculhar pedregulhos, terra, árvores e outras vegetações; deixando exposta, e muitas vezes marcado, chão na pista. Avalanches de neve molhados pode ser iniciado a partir de qualquer lançamentos neve solta, ou versões de laje, e só ocorrem em blocos de neve que são água saturada e isotermicamente equilibrada ao ponto de fusão da água. A característica isotérmica de avalanches de neve molhados levou ao termo secundária de lâminas isotérmicos encontrados na literatura (por exemplo, em Daffern de 1999, página 93). Em latitudes temperadas avalanches de neve molhados são frequentemente associados com os ciclos de avalanche climáticas no fim do inverno, quando existe aquecimento significativo do dia.




Avalanche_de_neve_molhado
Avalanche de neve molhado





Terrain, snowpacks, tempo


Doug Fesler e Jill Fredston desenvolveu um modelo conceitual dos três elementos principais de avalanches: terreno, clima e neve. Terrain descreve os lugares onde avalanches ocorrem, tempo descreve as condições meteorológicas que criam a neve acumulada, e snowpack descreve as características estruturais da neve que fazem formação avalanche possível.

Terrain

Formação Avalanche requer uma inclinação rasa o suficiente para a neve se acumular, mas íngreme o suficiente para a neve para acelerar uma vez posto em marcha pela combinação de falha mecânica (da camada de neve) e gravidade. O ângulo da inclinação que pode conter a neve, o chamado ângulo de repouso , depende de uma variedade de factores, tais como forma cristalina e o teor de humidade. Algumas formas de neve mais seco e mais frio só vai ficar com pistas mais rasas, enquanto a neve molhada e quente pode ligar-se a superfícies muito íngremes.

Terrain_Montanha
Terrain, Montanha


Snowpacks

Profundas recolher em paredes rochosas verticais e até mesmo pendendo. O ângulo de inclinação que pode permitir que a neve se movendo para acelerar depende de uma variedade de factores, tais como a força de cisalhamento da neve (que por sua vez é dependente de forma cristalina) e a configuração de camadas e as interfaces entre as camadas.

"Snowpacks"
Snowpacks


Tempo

Avalanches só pode ocorrer em uma camada de neve de pé. Normalmente estações de inverno em latitudes elevadas, altas altitudes, ou ambos, têm clima que é suficientemente instável e frio o suficiente para a neve precipitada a acumular-se em uma camada de neve sazonal. Continentalidade , através de sua influência potenciador sobre os extremos meteorológicos experimentados por snowpacks,

Tempo_Snowpacks
Tempo, snowpacks



Deslizamento de terra


Um deslizamento/escorregamento de terra ou desabamento é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Embora a ação da gravidade sobre encostas demasiado inclinadas seja a principal causa dos deslizamentos de terra, existem outros factores em ação.



Deslizamento_de_terra
Deslizamento de Terra

Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber